Páginas

Reeducação Alimentar


Os hábitos alimentares sofreram muitas mudanças durante o último século. Alimentos integrais e saudáveis foram sendo substituídos por alimentos processados e refinados, que perdem grande parte de sua qualidade nutricional.
O consumo de alimentos pouco nutritivos fez com que as pessoas consumissem mais calorias, especialmente as chamadas "calorias vazias", que não fornecem nenhum outro nutriente considerado de importância para o organismo, como vitaminas, minerais e proteínas.
Entretanto, na concepção moderna de boa alimentação, que afasta os radicalismos e a falta de bom senso, não existe alimento "vilão". O organismo humano precisa de todos os alimentos para um equilíbrio perfeito. Muitas pessoas já se arriscaram em dietas que cortam o arroz, o pão, as massas, o açúcar, na tentativa de que os quilinhos indesejáveis desaparecessem como que "por encanto".
Na verdade, o que é difícil é saber alimentar-se corretamente, tirando o melhor proveito dos alimentos. Por isso, a única dieta que funciona verdadeiramente é a reeducação alimentar. Mudanças no estilo de vida e a aquisição de hábitos alimentares saudáveis são a melhor forma de conseguir uma vida com mais qualidade. O ideal é respeitar as necessidades do organismo, comer adequadamente e praticar exercícios.
O problema está em comer em excesso alguns alimentos e quase não chegar perto de outros. A variedade de alimentos deve estar no cotidiano, por isso existe a pirâmide da nutrição, que indica as proporções adequadas de consumo dos alimentos.
Os carboidratos complexos - cereais, massas (macarrão, pão, bolo), raízes e tubérculos - devem estar na base da pirâmide e portanto, devem ser a base da alimentação, sendo o grupo de alimentos a ser consumido, proporcionalmente aos demais, em maior quantidade. Acima deste nível, em quantidade um pouco inferior, viriam os legumes, verduras e frutas. Em seguida, estariam os alimentos fonte de proteínas vegetais e animais como grãos de leguminosas (feijão, soja, grão-de-bico), leite e derivados, e carnes em geral. No topo da pirâmide, os óleos, gorduras e açúcares, que podem fazer parte de uma alimentação completa, saudável e equilibrada, entretanto em menores proporções.
Usar esses conceitos na vida prática implica em uma opção consciente e uma dose de persistência. Reeducação alimentar depende de força de vontade, e esta, por sua vez, depende da sua determinação em atingir os objetivos.